Instalação de ar condicionado é tema de palestra em Porto Alegre

A falta de mão de obra qualificada para instalação de aparelhos de ar condicionado tem recebido atenção especial da Associação Sul Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Aquecimento e Ventilação (ASBRAV). A associação, em parceria com a Totaline, trouxe para a capital a palestra "Instalador do Futuro" com o engenheiro mecânico Carlos Trombini.

Abordando desde a criação do aparelho até princípios da física, o palestrante realizou atividades práticas como exercício para quantificação da potência necessária do ar condicionado (BTU) para um determinado ambiente e deu dicas de gestão organizacional. Conforme Trombini, o projeto visa dar uma noção melhor do trabalho para o instalador de modo a deixá-lo mais completo e aprimorar o mercado de trabalho.

- Precisamos de mais escolas que ensinem e especializem profissionais em refrigeração. Hoje, isso acontece na prática e ninguém sabe a teoria. Primeiro deve-se ter a teoria, se aprimorar e depois seguir para a prática. Nós buscamos passar essa mensagem para os técnicos buscarem conhecimento - explica.

Trombini ressalta que há muita informalidade no mercado, por exemplo, com diversas pequenas empresas formadas por dois ou três funcionários. Este tipo de organização além de, muitas vezes, não ter uma formação teórico-prática, não conhece aspectos comportamentais e organizacionais para fazer o trabalho crescer.

- Os aspectos comportamentais tratam de segurança, organização, trabalhar equipes, ter um desenvolvimento profissional. O pessoal trabalha sem uniforme, documentação, equipamentos de segurança - alerta.

No momento que os profissionais não utilizam estes critérios o cliente fica inseguro. Caso tenha algum problema na instalação, além de se perder o cliente, o custo operacional aumenta, trazendo prejuízos para a empresa.

ASBRAV

A ASBRAV desempenha importante papel na defesa dos interesses de seus associados, empresas e profissionais dos setores de Refrigeração, Ar Condicionado, Aquecimento e Ventilação, na Região Sul. A qualificação profissional é um dos maiores objetivos da entidade. Oferece permanentemente cursos básicos e de atualização profissional na área, e ainda cursos de gestão empresarial para o desenvolvimento gerencial de seus associados. Também estabelece parcerias e cooperação técnica com entidades de ensino no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Curso “Introdução a Projetos de Sistemas de Aquecimento Solar” em Curitiba