Seminário discute no Sul fim do uso do HCFC

O Ministério do Meio Ambiente promove, dia 11, em Porto Alegre, o seminário Difusão do Uso de Fluidos em Sistemas de Refrigeração e Ar-Condicionado, para discutir a adoção de fluidos refrigerantes que devem substituir os hidroclorofluorcarbonos (HCFCs), hoje usados em geladeiras e aparelhos de ar-condicionado, a partir de 2013.

O público-alvo do seminário são indústrias, empresas de manutenção e projetistas de sistemas de refrigeração. Os HCFCs foram adotados pelos fabricantes em substituição ao CFC. Apesar de menos nocivo que o CFC, o HCFC também prejudica a camada de ozônio.

A partir de 2013, essas substâncias deverão deixar de ser usadas pelas indústrias de refrigeração, de ar-condicionado, de solventes e extintores de incêndio, além de empresas que utilizam espumas em seus processos de produção ou como isolamento térmico, tais como construção civil, movelaria e calçados. A proibição decorre de uma decisão adotada em setembro de 2007 pelo Protocolo de Montreal, do qual o Brasil é signatário.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Frio alimentar em supermercados: utilização de amônia