Energia e Ambiente

Autor: Ana Paula Basile Pinheiro
Com a preocupação do impacto ambiental, iniciativas têm sido tomadas pelos usuários de climatização e refrigeração, para a utilização de sistemas e equipamentos energeticamente eficientes.

Essas tecnologias proporcionam às instalações a redução de emissões através da substituição ou redução de cargas de refrigerantes que agridem o meio ambiente e sistemas que consomem menos energia.

Exemplos são descritos nesta edição da revista Climatização & Refrigeração, que traz o Especial Supermercados, com abordagens nos sistemas que utilizam CO2 e amônia na refrigeração comercial e sua viabilidade de aplicação aqui no Brasil, além de relatar a nova obra do Wal-Mart Morumbi, em São Paulo, que tem projeto voltado para a redução de emissões e do consumo de energia.

Ainda tratando o impacto ambiental e energia, a matéria sobre ventilação mista, natural e mecânica, descreve como é possível aliar essas tecnologias às edificações que, se especificadas corretamente na fase de desenvolvimento do projeto, proporcionam a construção de prédios energicamente eficientes sem agredir o meio ambiente.

Na sua 5º edição, o Guia de Produtos e Serviços para Supermercados traz as principais empresas que atuam neste setor, com seus dados cadastrais, produtos e serviços.

E o SANNAR 2009, realizado em Recife, mostrou que os profissionais do setor de AVAC-R das Regiões Norte e Nordeste estão mais atualizados com as novas tecnologias que proporcionam menor consumo de energia, entre outras.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Frio alimentar em supermercados: utilização de amônia