ebmpapst é parceira do Wal Mart em loja ecoeficiente

Primeira unidade eco da rede em São Paulo apresenta sistema de refrigeração com equipamentos que reduzem consumo de energia e ruído

São Paulo, 28 de abril de 2009 - A ebmpapst, multinacional alemã líder mundial do segmento de motores ventiladores, é parceira do Wal Mart na unidade Wal Mart Morumbi. A loja é a primeira unidade da rede em São Paulo construída com o objetivo de minimizar o impacto no meio-ambiente e fomentar a economia e a sustentabilidade.

Segundo Marcelo Vienna, vice-presidente comercial do Wal-Mart Brasil, desde o início da construção tudo foi pensado com foco na valorização e preservação da natureza. "Desde o princípio da construção da loja tivemos cuidado para usar de forma racional as matérias primas, escolhendo sistemas que fossem capazes de reduzir o consumo de água, de energia elétrica e que possam gerar muito menos resíduo para o meio ambiente.

Sistema de refrigeração
Na unidade do Morumbi o sistema de refrigeração é diferente das demais lojas da rede, pois no projeto ecoefientente são utilizados motores ventiladores da linha de produtos com tecnologia EC (eletronicamente comutado) da ebmpapst. Os equipamentos inteligentes, em algumas aplicações, economizam até 70 % do consumo de energia dos sistemas de ventilação tradicional.

Para o gerente de energia do Wal Mart, Sergio Costa Santos, a utilização destes equipamentos de corrente contínua além de trazer ao projeto uma economia de cerca de 11% tem outra vantagem, a de minimizar o nível de ruído. "Estamos no Morumbi, um bairro residencial, e esse equipamento vai trabalhar durante a noite com 70% de potência num patamar que não vai atrapalhar nenhum vizinho. É um excelente produto e nós estamos fazendo de tudo para viabilizá-lo também em outros empreendimentos do Wal Mart", destaca Santos.

Nova tecnologia
Os produtos que utilizam a exclusiva tecnologia EC ebmpapst já são uma realidade nos mercados Europeu, Asiático e na América do Norte. Com este tipo ventilador, sistemas de ar condicionado e refrigeração, possuem durabilidade até quatro vezes maior que dos principais concorrentes, baixa geração de ruídos, principalmente em regimes de rotação reduzida e controlada e são isentos de manutenção.

Todas essas vantagens aliadas ao desenvolvimento constante de tecnologia de ponta e o atendimento da multinacional no País, por meio de sua filial instalada na cidade de Cotia (SP), tornam o produto indispensável para os empreendimentos verdes. "Os ventiladores dessa linha têm como característica o fato de gerarem pouco calor, consumirem menos energia elétrica, diminuindo o tamanho da instalação e não gerando um custo adicional para o sistema de refrigeração e, com isso, reduzindo a agressão ao meio ambiente e os custos para os usuários", explica Adriana Belmiro da Silva, diretora geral da ebmpapst Brasil.

O controle da velocidade integrado, único no segmento, classifica o produto como inteligente. "Instalados em ar condicionados, por exemplo, com a simples adição de sensores diretamente no ventilador, pode-se efetuar o controle da temperatura, umidade, vazão, enfim, pureza e qualidade do ar em recintos fechados e trabalham automaticamente de acordo com a demanda necessária", enfatiza a executiva. Em edifícios comerciais e shoppings centers, o sistema de ar condicionado é responsável por até 50% do consumo de energia.

No Brasil, nos últimos três anos, os investimentos estrangeiros em shopping centers, principalmente, vindos dos Estados Unidos e Canadá, totalizaram US$ 7,5 bilhões. O segmento foi atraído pela estabilidade da economia nacional e pela indústria crescente do setor. Em 2007 foram abertos 22 empreendimentos na área.

Investimento
Com o objetivo de aumentar a participação no mercado em países emergentes e dobrar seu faturamento mundial até 2015, dos atuais 1 bilhão de euros para 2 bilhões de euros, a ebmpapst, reforça a atuação da tecnologia EC e pretende instalar, nos próximos anos, uma linha de produção no Brasil.
fonte:trama comunicação

Comentários

  1. olá vou fazer um case do Wal Mart na área de refrigeração e vc sabe sobre outros fornecedores, tipo racks, compressores, etc?

    ResponderExcluir
  2. Oi, Ana Paula, infelizmente não tenho essa informação.
    Agradeço, seu contato.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Curso “Introdução a Projetos de Sistemas de Aquecimento Solar” em Curitiba