Refrigeradores com gás ecológico são atração da Metalfrio na Rio + 20

Para participar da Rio+20, a Metalfrio Solutions, uma das empresas mais inovadoras e internacionalizadas do País, preparou 100 refrigeradores ecológicos que a Coca-Cola Brasil, fornecedora oficial da conferência, irá distribuir nos locais onde ocorrerá o evento. O que chama a atenção nos equipamentos é a tecnologia empregada em seu sistema de refrigeração. Os refrigeradores ecológicos funcionam com gás refrigerante R744 (CO2) alternativa natural que, por ser inofensiva ao meio ambiente, pode pautar políticas públicas e de empresas comprometidas com a preservação ambiental.

A tecnologia faz uso do gás carbônico (CO2) em refrigeradores para conservação e exposição de alimentos e bebidas em estabelecimentos de varejo e sua "pegada de carbono" (footprint) equivale à quantidade de CO2 liberada por uma pessoa ao respirar.

O impacto no meio ambiente, praticamente nulo, faz com que o uso do CO2 como gás refrigerante cumpra todas as normas regulatórias vigentes, como as aplicadas aos signatários dos Protocolos de Kyoto e de Montreal.

No setor de refrigeração comercial, existem duas fontes para diminuição da pegada de carbono dos equipamentos: o consumo de energia do equipamento (ou sua eficiência energética) e emissões fugitivas do gás usado para manter a temperatura baixa e resfriar seu interior. A mensuração desse impacto é feita em toneladas de CO2 e equivalentes e revela o quanto um gás pode prejudicar a camada de ozônio e contribuir para o aquecimento global.

Segundo Adilson Lemos, Gerente de Marketing da Metalfrio, além dos ganhos para o meio ambiente com o uso do CO2 como gás refrigerante, estes refrigeradores aliam novos padrões de eficiência energética e maior vida útil de seus componentes, alcançados pela empresa no desenvolvimento de sua linha de refrigeradores Metalfrio Next. "Comparativamente, os custos dos novos refrigeradores ainda estão acima de outros modelos, o que devemos reduzir tão logo haja aumento no volume de vendas e de escala", afirma Lemos.

A busca por tecnologias voltadas para a proteção do meio ambiente não é novidade na parceria Coca-Cola Brasil e Metalfrio: em 2007, as empresas introduziram no mercado brasileiro geladeiras com o EMD (Energy Management Device), dispositivo que reduz o consumo de energia elétrica em cerca de 30%. Já em 2010, a Coca-Cola passou a usar apenas lâmpadas LED em seus refrigeradores, que têm vida mais longa e consumem cerca de 15% menos eletricidade que lâmpadas fluorescentes. Como parte de sua política global, a Coca-Cola Brasil está substituindo gradualmente seu parque de refrigeração e, a partir de 2015, todos os novos equipamentos usarão o CO2 em seus compressores. Esses 100 novos refrigeradores modelo VB43R, com gás refrigerante CO2, ratifica seu compromisso com o meio ambiente.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Curso “Introdução a Projetos de Sistemas de Aquecimento Solar” em Curitiba