Governo do Estado inaugura CVT no Engenho Novo

RIO DE JANEIRO - Depois de inaugurar a Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) do Morro de São João há menos de um mês, ao bairro do Engenho Novo, na Zona Norte do Rio, para entregar aos moradores da região um Centro Vocacional Tecnológico (CVT). Na tarde desta quarta-feira (16/2), Cabral inaugura a 25ª unidade de ensino da Secretaria de Ciência e Tecnologia. O CVT capacitará para o mercado de trabalho 1.406 profissionais nas áreas de construção civil, serviços de manutenção, informática e moda.
Para o presidente da Faetec, responsável pela coordenação dos CVTs, Celso Pansera, a instalação da unidade do Engenho Novo faz parte da política social do Estado de oferecer serviços básicos para comunidades antes dominadas pela criminalidade. Segundo Pansera, a vocação da região é a área de serviços, por isso ideia é ajudar a abastecer o setor com profissionais preparados.
- Temos a compreensão de que é preciso complementar a chegada da UPP na região. Além da segurança, é importante dar uma formação para esses jovens ocuparem um lugar no mercado de trabalho. A segurança garante a estabilidade para o funcionamento dos serviços públicos para a região. O centro vocacional vai qualificar trabalhadores que serão valorizados e, o mais importante, com a formação de profissional de excelência - afirmou o presidente da Faetec.
Depois da paz, educação
Para a dona de casa Luciete de Jesus, de 46 anos, perder o medo e a insegurança que fizeram parte de sua vida durante anos foi o início do sonho de ter seus direitos como cidadã resgatados. Mas, a moradora do bairro não ganhou apenas a paz, que chegou junto com a Unidade de Polícia Pacificadora. Com a inauguração do novo CVT da região,Luciente terá a oportunidade de retomar os estudos e aprender uma profissão. Ela está ansiosa para aperfeiçoar suas técnicas na capacitação de Corte e Costura.
- Com mais essa oportunidade que o Estado está nos dando, podemos aumentar a renda da família. A UPP já nos trouxe muita paz e agora ganhamos estudo. É maravilhoso. Os jovens antes desocupados poderão participar de cursos e se tornarem profissionais. Depois de terminar a capacitação de corte e costura, quero fazer bordado. Meus filhos já se inscreveram em outros cursos: um fará informática e outro bombeiro hidráulico. É uma guinada na vida de todos os meus familiares. Estou muito feliz - contou.
No próxima semana, os municípios de Miracema, no Noroeste fluminense, e de São Pedro da Aldeia, na Região dos Lagos, ganharão suas unidades profissionalizantes, com capacidade para formar 1.020 e 1.206 alunos por ano, respectivamente. Segundo o secretário de Ciência e Tecnologia, Alexandre Cardoso, os CVTs são escolas profissionalizantes modernas que oferecem cursos de acordo com a demanda econômica de cada região, o que facilita a inserção dos alunos no mercado de trabalho.
As primeiras turmas do Centro Vocacional Tecnológico Engenho Novo, com 1.548 inscritos para 593 vagas, já foram preenchidas. As aulas começam na próxima segunda-feira (21/2). Na unidade, serão ministrados cursos de Eletricista Predial; Instalador Mecânico de Ar Condicionado; Encanador e Bombeiro Hidráulico; Instalação e Manutenção de Sistemas Prediais de Gás; Corte Enfesto e Industrial; Montagem e Manutenção de Computadores; Informática II; Telefonia; Refrigeração; Bordado e Customização; e Modelagem, Corte e Costura. A partir de maio, novas turmas serão formadas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Curso “Introdução a Projetos de Sistemas de Aquecimento Solar” em Curitiba