Calor faz disparar vendas de aparelhos de ar condicionado

Setor tem projeção de crescimento de 20% em 2011. O conforto é sempre o primeiro fator a se pensar tanto em casa quanto no trabalho, e o forte calor tem provocado uma verdadeira corrida aos equipamentos que tornam os ambientes mais agradáveis esta época do ano. A projeção da Associação Sul Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Aquecimento e Ventilação (ASBRAV), para o ano de 2011, é de um aumento de 20% nas vendas em comparação com 2010.
Com o crescimento do poder aquisitivo do brasileiro, a compra de condicionadores de ar tem aumentado, principalmente de splits. Conforme o Diretor de Relações Institucionais da ASBRAV, Eduardo Hugo Muller, o mercado deve crescer ainda mais no país. “Aproximadamente 95% das casas brasileiras têm televisão e geladeira, já aparelhos de ar condicionado não chegam a 30%, a demanda é muito grande para ser preenchida”, explica.
Para o comércio e prestadores de serviços o investimento é um fator decisivo. Restaurantes e lojas sem um bom controle de temperaturas afastam os consumidores nessa época do ano. Para residências a procura também é grande.
A prova disso é que os fornecedores e instaladores já não dão conta da demanda. Não são raros os casos de clientes que entram em filas de espera, que passam de duas semanas, para instalação dos equipamentos comprados. A redução de demanda ocorre apenas no final de fevereiro, começo de março.
Existem muitos instaladores que abriram suas próprias empresas e trabalham como autônomos, mas para isso é indispensável a qualificação. A ASBRAV mantém diversos cursos de instalação e manutenção de aparelhos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Curso “Introdução a Projetos de Sistemas de Aquecimento Solar” em Curitiba