Refrigeração básica

A refrigeração pode ser definida, de forma geral, como sendo um processo físico pelo qual ocorre a retirada de calor de um corpo, de uma substância ou de um ambiente, havendo, em seguida, a transferência desse calor retirado para outro corpo, outra substância ou outro ambiente.

Ela é utilizada no meio doméstico, comercial e industrial, cujo objetivo é proporcionar maior conforto para as pessoas, bem como viabilizar os meios de produção.

É importante ressaltar que refrigeração não se limita aos equipamentos domésticos como geladeira e freezeres ou condicionadores de ar; engloba-se todos e quaisquer sistemas que operam, baixando a temperatura de ambientes, e resultando em benefícios diversos como: conforto e bem-estar para as pessoas; aumento de produtividade e melhor qualidade nos serviços; produção industrial; e conservação de alimentos perecíveis.

De acordo com o Prof. Dr. José Arnaldo Duarte, coordenador técnico do Curso Básico de Refrigeração do CPT, “o setor de refrigeração tem se expandido cada vez mais nos últimos anos. Este fato tem levado à necessidade de mais profissionais devidamente treinados atuando no mercado, seja para instalar ou para realizar a manutenção desses sistemas de maneira satisfatória”.

Diante disso, não perca mais tempo, capacite-se! Para que o estudo seja realizado com eficiência, você precisará obter conhecimentos claros e objetivos a respeito dos seguintes assuntos:
Aspectos gerais: você terá a oportunidade de estudar os parâmetros físicos fundamentais que estão diretamente relacionados com a teoria da refrigeração e suas aplicações. São eles: matéria, energia térmica, calor, temperatura, transferência de calor, entalpia, entropia, potência, pressão, mudanças de fases, compressão, expansão, massa específica, densidade, e volume específico;
Sistemas de produção de frio: você terá a oportunidade de conhecer os diferentes sistemas que são utilizados para se obter a refrigeração, bem como os diferentes princípios de funcionamento (tipos de refrigeração);
Características dos principais elementos que constituem os diferentes sistemas de refrigeração, englobando fluidos refrigerantes, compressores, condensadores, dispositivos de expansão, evaporadores, dispositivos de controle e segurança, tubulações, e bombas; e
Habilidades indispensáveis para o técnico em refrigeração realizar seu serviço com eficiência, segurança e responsabilidade, ou seja: obter conhecimentos em eletricidade, instrumentos indispensáveis, ferramentas e acessórios, preparar e montar as tubulações de cobre, ter postura profissional a ser adotada pelo técnico na realização do seu trabalho, entre outras.

Aplicações da Refrigeração

Refrigeração não se limita aos equipamentos domésticos como geladeiras e freezeres ou condicionadores de ar.

O campo de aplicação da refrigeração é imenso, indo desde um simples bebedouro de água até as aplicações industriais como, por exemplo, uma fábrica de gelos ou os condicionadores de ar de grande porte.

Nesse sentido, pode-se dizer que as aplicações da refrigeração poderão ser agrupadas, basicamente, em quatro segmentos: um deles refere-se à produção de frio, por meio da utilização dos diferentes tipos de sistemas de refrigeração como: a refrigeração mecânica; a refrigeração por absorção; e a refrigeração termomagnética. Outro segmento refere-se à distribuição do frio produzido, por meio dos diferentes sistemas para o fornecimento de ar condicionado que existe como: o sistema tipo janela; o split; o chiller-fan coil; e o self. O terceiro segmento da refrigeração diz respeito à conservação do frio produzido, o que poderá ocorrer em caixas térmicas, em refrigeradores e freezeres, ou em câmaras climatizadas. E, por fim, o quarto segmento da refrigeração está ligado aos processos produtivos com a utilização da refrigeração, como é o caso das câmaras frigoríficas, as fábricas de gelo e dos laticínios.

 Profissionalismo

Adotar uma postura profissional é fundamental! Lembre-se que os conhecimentos técnicos são indispensáveis para você realizar seu trabalho, como técnico em refrigeração, de forma eficiente. Mas, as boas maneiras e a conduta ética e profissional são fundamentais para se relacionar com as pessoas, como, por exemplo, os donos dos equipamentos e a sua equipe de trabalho.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Curso “Introdução a Projetos de Sistemas de Aquecimento Solar” em Curitiba