Instalação de novo sistema de refrigeração ecológica na FIMCA reduz consumo de energia

A preservação do meio ambiente também é uma das preocupações dos diretores das Faculdades Integradas Aparício Carvalho – FIMCA e por isso uma importante medida de combate ao aquecimento global foi tomada: a substituição do tradicional sistema de refrigeração que atende a faculdade, por um modelo ecologicamente correto.

O novo sistema reduz em mais de 90% a utilização de gás, troca o gás R22 pelo 409, não poluente. Segundo o diretor da FIMCA, Aparício Carvalho, a Faculdade desenvolve um forte trabalho de consciência ambiental junto aos acadêmicos, “mas para que eles realmente sejam agentes transformadores a própria Instituição precisa dar exemplo, e assim a FIMCA vem fazendo”.

Na refrigeração ecológica o ar-condicionado utiliza água ao invés de gás, e o consumo de energia elétrica reduz em 50%. O sistema permite que no horário de pico, das 18h às 21h, a energia seja desligada e mesmo assim o ambiente continua refrigerado. Desta forma o consumo cai pela metade porque no horário de pico o preço da energia fica dez vezes mais caro, período que o sistema suporta tranquilamente sem energia. O modelo convencional utiliza dez compressores, quando o ecológico só precisa de dois para oferecer o mesmo serviço. Os compressores são equipamentos utilizados para fazer o gás circular.

O novo sistema foi instalado na FIMCA há cerca de quatro meses e neste segundo semestre mais cem salas devem ser atendidas.

“O aquecimento global é uma preocupação de todos, mas é preciso que cada um faça a sua parte. A preservação do meio ambiente começa dentro de casa quando evitamos desperdício de água e energia e vai até as grandes indústrias, quando são adotadas medidas que reduzem ou acabam com a emissão de gases poluentes e a FIMCA está fazendo a sua parte e ao mesmo tempo colaborando e incentivando colaboradores, professores e acadêmicos a fazerem o mesmo”, concluiu Aparício.

Comentários

  1. Olá,

    tenho uma série de novidades do setor de refrigeração que acredito que tenham o perfil do seu blog. Qual seu e-mail para que eu as envie? Envie para o meu, por favor: andre@tramaweb.com.br

    Obrigado

    Abraços

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Curso “Introdução a Projetos de Sistemas de Aquecimento Solar” em Curitiba