Curso da ASBRAV qualifica profissionais para manutenção de aparelhos de ar condicionado

Em busca de qualificação profissional e novas oportunidades no mercado de trabalho mais uma turma de jovens foi formada no curso de Mecânico de Refrigeração e Ar Condicionado. O aprendizado é considerado indispensável para quem ingressa no segmento que tem sido promissor.

A iniciativa é da Associação Sul Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Aquecimento e Ventilação (ASBRAV) que, desde 1995, promove cursos com o objetivo de qualificar a mão de obra que atua nos diversos setores de HVAC-R. Mais de 500 profissionais já se formaram com essa qualificação e os alunos melhor colocados podem iniciar como auxiliares, caso não tenham experiência anterior na atividade.

A cerimônia realizada na noite da última quarta-feira (12) formou 23 alunos. Foram 120 horas de aula com duração de maio a agosto. Além da teoria os alunos exercitaram a prática em laboratórios na sede da ASBRAV. As aulas são flexíveis, sendo direcionadas desde àqueles que nunca trabalharam na área até engenheiros civis que querem uma especialização. Segundo um dos instrutores do curso, Vanderlei Orsatto, quando alguém possui uma melhor qualificação, muitas oportunidades podem aparecer. “É importante que os profissionais estejam bem preparados para conseguir um melhor emprego e uma melhor remuneração do trabalho”, afirma.

O curso qualifica alunos a trabalharem como instaladores autônomos ou em assistência técnica e fábricas, e, no caso de engenheiros, oportuniza conhecimento prático de modo a estarem preparados para liderar equipes, conscientes dos resultados que podem obter com seu grupo de trabalho. São capazes de analisar o ciclo de refrigeração, realizar manutenção preventiva, identificar problemas de dimensionamento elétrico e mecânico, entre outras funções. Para o aluno Fulvio Soares, que trabalha na área de manutenção, o ensino técnico dos instrutores possibilitou um vasto conhecimento que será possível aplicar em sua área. “Trabalho em uma empresa onde temos vários equipamentos de climatização. Com o conhecimento transmitido nas aulas, posso trabalhar com técnicos formados e falar a mesma linguagem”, disse o aluno.

O curso de Instalação de Split, também promovido pela ASBRAV, estará com inscrições abertas entre os dias 1 de outubro a 15 de outubro, para associados ASBRAV, e entre os dias 18 de outubro a 29 de outubro, para os demais interessados. A turma é limitada a 24 participantes. Mais informações pelo site http://www.asbrav.org.br/.

Fonte: Playpress

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Curso “Introdução a Projetos de Sistemas de Aquecimento Solar” em Curitiba