Produtos comercializados no Brasil seguem rigorosas normas ambientais

A multinacional alemã adota normas ambientais internacionais para os produtos comercializados no País
São Paulo, março de 2008 – Um dos maiores dilemas no mercado industrial em todo o mundo é a questão dos resíduos químicos provenientes da fabricação de equipamentos eletrônicos. O descarte desses detritos em aterros abertos pode ocasionar a contaminação do solo e dos lençóis freáticos por metais pesados, como o chumbo, mercúrio e cromo, liberados com a ação da chuva e que são perigosos para a saúde. Atenta aos riscos ao meio ambiente e para a população, a ebmpapst, multinacional alemã líder mundial no segmento de motores ventiladores, saiu na frente e adaptou toda sua linha de produção à diretiva RoHS (Restriction of Certain Hazardous Substances).
A resolução foi adotada pela ebmpapst em janeiro de 2006 e seguida por toda a Europa em julho do mesmo ano. “A diretiva RoHS proíbe que substâncias perigosas ao meio ambiente e a saúde sejam usadas em processos de fabricação de produtos”, explica Adriana Belmiro da Silva, diretora-geral da ebmpapst Brasil.
“Outra diretiva que trata da reciclagem de produtos eletroeletrônicos, chamada WEEE (Waste from Electrical and Electronic Equipment), também em vigor nos países europeus, é seguida pela ebmpapst em todo mundo”, garante Adriana. Dessa forma, os produtos comercializados no Brasil seguem as rígidas normas ambientais internacionais, o que garante confiabilidade aos equipamentos da empresa.
Quando não são mais úteis, muitos desses equipamentos são jogados em aterros abertos, sem qualquer tipo de controle químico. A chuva cai sobre os dispositivos abandonados e dissolve o chumbo e outras substâncias químicas presentes, indo diretamente para os lençóis freáticos, depois aos rios e, por último, para as residências. “Com esse controle, os consumidores têm a certeza que não haverá riscos ambientais também no Brasil”, explica a diretora.
Nos Estados Unidos, a regulação não é muito diferente. Embora não possuam uma norma similar ao RoHS ou ao WEEE, alguns estados, como o da Califórnia, já aprovaram leis proibindo o comércio de qualquer equipamento eletrônico com venda vetada na Europa devido à presença de metais pesados. Esta lei, que é chamada “o RoHS da Califórnia”, entrou em vigor em setembro de 2003.
Sobre a ebmpapst Brasil
A ebmpapst é uma multinacional alemã líder mundial do segmento de motores ventiladores, com 43 anos de atuação. No País, a filial da empresa se instalou em 1998 e hoje está localizada em uma moderna sede na cidade de Cotia (SP). A ebmpapst Brasil desenvolve negócios com companhias nos segmentos de refrigeração, automotivo, saúde e IT/Telecom, no Brasil e em toda a América Latina
A empresa produz e desenvolve tecnologia para ventiladores com foco nas áreas de ventilação controlada – “ventilação inteligente”, baixo consumo de energia e rendimento aerodinâmico maximizado, alem de uma de suas principais premissas que o conjunto tenha que produzir um baixo nível de ruído. Os produtos são flexíveis podendo ser controlados de forma analógica ou digital, com longa durabilidade, isento de manutenção e com estrutura robusta, além de ter alta performance em toda a cadeia produtiva em questões desenvolvimento de novas tecnologias, recursos financeiros e ambientais.
Website: www.ebmpapst.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Curso “Introdução a Projetos de Sistemas de Aquecimento Solar” em Curitiba