Manual de Boas Práticas em Refrigeração

MMA, ABRAS e ABRAVA lançam o “Manual de Boas Práticas em Refrigeração”

A Associação Brasileira de Refrigeração, Ar-condicionado e Ventilação e Aquecimento (Abrava), a Associação Brasileira de Supermercados (Abras) e o Ministério do Meio Ambiente (MMA) lançam o “Manual de Boas Práticas em Supermercados para Sistemas de Refrigeração e Ar-condicionado”. A partir deste mês, já é possível fazer download do manual através dos portais das entidades envolvidas.
Em março de 2008, foi firmado o Acordo de Cooperação Técnica entre Abras, Abrava e MMA que tem por objetivo incentivar a reforma dos equipamentos de refrigeração e ar-condicionado mais antigos dos supermercados ou a troca deles por equipamentos de maior eficiência energética e que não utilizam substâncias nocivas ao meio ambiente
Após a conclusão do “Manual de Boas Práticas em Refrigeração”, o grupo de trabalho formado pelas entidades espera que ocorra um aumento de eficiência energética dos equipamentos de refrigeração nas lojas, a redução gradual da emissão dos gases de efeito estufa na atmosfera e ainda uma redução de custo por conta da redução do consumo de energia elétrica.
As boas práticas desse setor estão sintonizadas com os Protocolos de Quioto e de Montreal, dos quais o Brasil é signatário. O Acordo de Montreal prevê a total eliminação de emissões de CFC (clorofluorcarbono), que atualmente só é utilizado em equipamentos de refrigeração mais antigos, e a gradual eliminação dos HCFCs (hidroclorofluorcarbonos), dos quais o mais utilizado é o R22, a partir de 2015.
Dividido nos módulos Gestão Estratégica da Energia, Boas Práticas de Manutenção e Instalação e Boas Práticas Operacionais, o manual é importante ferramenta para executivos e gerentes de supermercados, técnicos de manutenção (pessoal de loja e terceirizados) e profissionais de loja envolvidos com refrigeração, com o propósito de ajudar a economizar energia com ações de sustentabilidade para desonerar o meio ambiente de substâncias nocivas e reduzir as despesas da loja com a conta de energia.

FAÇA O DOWNLOAD DO MANUAL NA SEÇÃO DOWNLOADS

Comentários

  1. Obrigado e parebens pelo BOLG, espero que seja uma otima ferramenta de informação.

    FCN Refrigeração Comercial

    ResponderExcluir
  2. André, obrigado pelo comentário e acompanhe diariamente o nosso blog, pois todo dia temos um assunto novo e esperamos que as informações sejam bem aproveitadas.

    ResponderExcluir
  3. Este blog é 10 só um cara com criatividade para criar blog assim onde podemos aprender coisas muito importante para o dia a dia. Parabens!

    ResponderExcluir
  4. Gostaria de saber qual instituição presta um bom curso na area de refrigeração. Já aprendi bastante coisas no blog. valeu pela criatividade

    ResponderExcluir
  5. Gostaria de saber qual instituição presta um bom curso na area de refrigeração. Já aprendi bastante coisas no blog. valeu pela criatividade

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Curso “Introdução a Projetos de Sistemas de Aquecimento Solar” em Curitiba